A programação científica repleta de renomados palestrantes também contou com novos cursos como “Inovações e Inteligência Artificial” e “Oftalmologia na Palma das mãos”, além da primeira edição do Curso de Enfermagem na Oftalmologia e Instrumentação Cirúrgica.
Porém, o grande destaque do dia ficou com o Phacoday, uma experiência sensorial realizada direto do Centro Cirúrgico Bela Vista para o Planetário do Ibirapuera, onde os oftalmologistas presentes puderam acompanhar cirurgias ao vivo, e ver de perto as técnicas utilizadas pelos colegas.
Na hora do almoço, os tradicionais simpósios satélites da indústria permitiram troca de conhecimento. No Simpósio Allergan, Cristiano Caixeta falou sobre “O Tratamento Clínico do Glaucoma”; Ronaldo Yuiti Sano sobre “Como Tratar a Oclusão Venosa da Retina” e Elisabeth Brandão sobre “As Histórias por Trás do Olho Seco”.
Já o simpósio da Johnson&Johnson Vision trouxe para um bate papo a jornalista esportiva Glenda Kozlowski, que falou sobre os 40+ e a liberdade em suas atividades graças ao uso de lentes de contato. Présbita, a apresentadora contou que faz uso de lentes de contato de descarte diário há bastante tempo e que não se imagina com outra forma de correção visual. Elisabeth Guimarães Brandão e Débora Sivuchin abrilhantaram ainda mais o simpósio com suas palestras sobre “Oportunidades e Desafios na Adaptação de Lentes de Contato Multifocais”.
Em suma, o encontro de 2022 chegou com a promessa de recomeço, e além do reencontro presencial, a celebração ficou ainda maior por conta dos 40 anos do Centro de Estudos Oftalmológicos Jacques Tupinambá.
Após o término das atividades científicas, a cerimônia de abertura encerrou o dia com direito a muita música e um bom happy hour.
Fonte: Revista Universo Visual